quarta-feira, agosto 01, 2007

Vereadores querem reunião com prefeito para discutir a localização do aterro sanitário de Maceió

O retornando das atividades legislativas na Câmara Municipal de Maceió traz novamente para a pauta de discussões o impasse sobre a localização do aterro sanitário de Maceió. O tema que foi bastante debatido durante a sessão desta quarta-feira (1) foi levado ao plenário pelo vereador Marcelo Malta (PCdoB) o qual solicitou do líder do prefeito na Casa, vereador Francisco Holanda (PP) o agendamento de uma reunião com o prefeito Cícero Almeida (PP) para conhecer detalhes sobre o andamento do projeto, como também a localização onde o mesmo será instalado.
“Recentemente a imprensa publicou a possibilidade do recuo do prefeito em instalar o aterro na área de Guaxuma. Espero que este notícia seja verídica pois implantar o aterro sanitário na área de Guaxuma seria um grande erro”, ressaltou Marcelo Malta.
O vereador Galba Novaes (s/partido) aproveitou o momento de debate para ler o relatório encaminhado ao chefe do Executivo fruto de uma sessão pública de sua autoria onde teve como tema o debate o impasse sobre a localização do aterro sanitário. No relatório segundo o vereador são apontados os grandes prejuízos que o Município terá caso a área escolhida seja Guaxuma, assim como se é solicitado o estudo de outras áreas para implantação do mesmo.
Já o vereador Francisco Holanda garantiu intermediar a reunião com o prefeito, mas adiantou aos colegas vereadores não ter conhecimentos específicos sobre o tema em pauta, alegando ainda que as informações que possui são apenas as divulgadas pela imprensa local. A data da reunião ainda não foi definida mas deve ser agendada nos próximos dias.

Comissão Especial de Inquérito
A volta aos trabalhos na Câmara Municipal dá início as atividades da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que vai investigar irregularidades na Secretaria Municipal de Finanças. A CEI aprovada por unanimidade foi criada durante a última sessão do semestre passado , de autoria do vereador Eduardo Holanda (PTB) é composta pelos vereadores Marcos Alves (PR), Walter Laranjeiras (PP), Davi Davino (PP) e José Márcio (PP).
Durante a sessão desta quarta-feira a CEI ganhou reforços com a indicação dos vereadores Galba Novaes (s/partido), Robson Calheiros (PMDB) e Marcelo Malta (PCdoB) para acompanhar os trabalhos.
A reunião de instalação oficial da CEI acontece nesta quinta-feira (2) às 15h no plenário da Câmara, onde também serão traçadas as atividades iniciais no processo de investigação. A Comissão terá o prazo de 120 dias para realizar o processo de investigação, prazo este que pode ser prorrogado por mais 120 dias.

Jade Magalhães