terça-feira, abril 01, 2008

Câmara aprova reajuste de servidores municipais

A Câmara Municipal de Maceió aprovou nesta quarta-feira o projeto de autoria do Executivo Municipal que garante o reajuste de 7% para funcionários ativos e inativos do município. O projeto chegou a Casa nesta segunda-feira e em regime de urgência recebeu o parecer favorável do relator especial José Márcio (PP), seguindo para apreciação em plenário onde foi aprovado por unanimidade em primeira e segunda discussão.
Também foi aprovado o reajuste dos procuradores do município que passaram a ter um incremento em seu salário base que é de cerca de R$ 800,00 de mais 5 inteiros. Outro projeto que contou com a aprovação dos vereadores foi à criação de cargos no município, a votação do projeto contou com a torcida dos aprovados no último concurso da saúde e da educação que fazem parte do quadro de reserva. De acordo com o líder do prefeito na Casa, com a criação dos cargos esses candidatos terão a chance de serem empossados. Quando se faz um concurso é para servidor público municipal e não servidor de uma secretaria por isso não há problema em chamar os candidatos já aprovados”, explicou Alves.
CEI
A conclusão e a entrega do relatório da Comissão Especial de Inquérito – CEI, que apurou possíveis irregularidades na secretaria de Finanças do Município tumultuou o fim da sessão nesta quarta-feira, os vereadores João Mendes (PRB), Alan Balbino (PP) e Tereza Nelma (PSB) fizeram críticas a forma como se conduziu a CEI, tendo em vista que durante o processo de investigação não ouviu o depoimento de nenhuma pessoa física ou jurídica beneficiada com a fraude.
O vereador Alan Balbino chegou a pedir vista ao relatório, pedido negado pelo presidente da Casa, vereador Arnaldo Fontan (DEM) sob a alegação de que o prazo já estava esgotado. Já o vereador João Mendes foi taxativo ao dizer que o relatório não conclui o processo de investigação.
O relator da CEI, vereador José Márcio ratificou que a comissão cumpriu seu papel, apurando as denúncias e indicando os envolvidos. “Cabe ao Ministério Público juntar este relatório ao processo que já vem sendo realizado para punir os culpados”, falou.
Já ao explicar o motivo pelo qual a CEI não ouviu as pessoas beneficiadas, José Márcio revelou que existe uma grande falha, onde muitas pessoas que foram envolvidas de fato não são mais os proprietários dos bens. “O que acontece é que as pessoas adquirem um imóvel, mas não fazem a alteração dos dados junto à prefeitura e para evitar convocarmos pessoas que não tenham nada com o fato optamos em convocar apenas os envolvidos em nível da administração municipal”, explicou.
Mesmo depois de tantas discordância o relatório foi aprovado por unanimidade e será encaminhado para o executivo Municipal e para o Ministério Público, a pedido do vereador Alan Balbino o relatório deve também ser encaminhado à polícia federal.

Comenda Arnon de Mello
Aprovado por unanimidade a Câmara Municipal de Maceió concederá ao Jornalista José Aldo Ivo a Comenda Senador Arnon de Mello. A indicação que contou com o apoio de toda Casa é do vereador Eduardo Canuto (PV) que destacou os relevantes serviços prestados de Aldo Ivo para o engrandecimento da comunicação alagoana.
Aldo Ivo é alagoano, natural de Maceió, filho do advogado Floriano Ivo e Eurydice e irmão do poeta imortal da Academia Brasileira e Alagoana de Letras, Ledo Ivo. Aldo iniciou sua carreira de jornalista em 1º de março de 1949, hoje aos 59 anos de profissão é o jornalista mais antigo em atividade em Maceió.

Jade Magalhães