quinta-feira, outubro 19, 2006

Câmara realiza sessão especial sobre semana mundial da alimentação

A Câmara Municipal de Maceió realiza nesta quinta-feira (19) sessão especial sobre a semana mundial de alimentação. A sessão proposta pelo vereador Judson Cabral (PT) terá início às 17:30 e contará com a participação da Secretaria Municipal de assistência Social, Instituto de Desenvolvimento Humano, coordenação de nutrição da Ufal e Cesmac e outros órgãos afins.
Durante a solenidade além da apresentação da campanha será debatido o fortalecimento da agricultura familiar, tema central da Semana Mundial da Alimentação 2006, que começou no último dia 16 e termina no próximo domingo (22). O tema foi proposto pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), ligado à Presidência da República.
O Dia Mundial da Alimentação é celebrado há 26 anos no dia 16 de outubro. Momento em que o mundo volta sua atenção para a fome e a insegurança alimentar que afetam centenas de milhões de pessoas.A data marca a criação, em 1945, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cujo objetivo é elevar os níveis de nutrição e de desenvolvimento rural. No Brasil, a celebração do Dia Mundial da Alimentação foi ampliada para a Semana Mundial da Alimentação, de 16 a 22 de outubro de 2006.
Ao falar sobre a importância do debate Judson Cabral ressaltou a iniciativa da Conesa e destacou o papel da agricultura familiar no Brasil, que de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, é responsável por 60% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros: 84% da mandioca; 67% do feijão; 52% do leite; 49% do milho; 40% das aves e ovos; e 58% dos suínos. “É preciso incentivar cada vez mais a agricultura familiar, que é uma arma poderosa no combate a fome no país”, finalizou Cabral.

Jade Magalhães Posted by Picasa