terça-feira, junho 12, 2007

Superintendente da Slum é criticado na Câmara

O ofício n.º 280/2007 da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana de Maceió, (SLUM) chegou como um bomba na Câmara Municipal de Maceió. Assinado pelo superintendente Lauriano de Araújo Omena o documento traz duras críticas ao vereador de oposição João Mendes (PR), que solicitou do então superintendente os pagamentos, acompanhados do detalhamento financeiro, mensal ou quinzena, das empresas prestadoras de serviços de coleta de lixo em Maceió, durante os meses compreendidos entre março de 2006 a março de 2007.
João Mendes usou a tribuna para declarar sua indignação com a forma que foi tratado por Lauriano no ofício. Segundo o vereador o superintendente agiu de forma ríspida ao menosprezar um requerimento de um representante do povo, assim como e fazer acusações levianas. “Pedi apenas as prestações de contas, não estou querendo como disse o então superintendente levantar casuísmo político como essa situação”, destacou Mendes.
No ofício Lauriano deixa claro que está respondendo o requerimento do cidadão João Mendes, e não do vereador, aja vista que, pelo o que ele tem conhecimento, o requerimento do vereador João Mendes não possui a menor legitimidade e eficácia, por não contar com a aprovação dos demais vereadores.
As declarações de Lauriano chocaram a maioria dos vereadores que estavam presente a sessão desta terça-feira (12) . O vereador Thomaz Beltrão (PT) foi o primeiro a sair em defesa do colega de oposição. “Não podemos admitir que um vereador seja tratado dessa maneira, isso é um desrespeito a essa Casa”, rebateu Beltrão.
O vereador Galba Novaes, também se mostrou indignado com o fato e ressaltou que o superintendente está totalmente errado ao considerar ilegítimo o requerimento de João Mendes. “Todos os vereadores contam com a prerrogativa constitucional e também com o Regimento Interno da Câmara que os assegura o direito de solicitar informações individualmente sobre qualquer secretaria”,explicou. Já o vereador João Luiz (PTB) defendeu na tribuna da Câmara a exoneração do superintendente de Limpeza Urbana de Maceió, Lauriano Omena. “Se o prefeito respeita esta Casa, deveria demitir o Lauriano o quanto antes”, alfinetou
João Luiz ressaltou ainda que Lauriano não respeita os representantes do povo. “Ele desrespeitou todos nós, vereadores, tanto da situação quanto da oposição”, complementa João Luiz.
O fato chocou tanto os vereadores que o líder do prefeito na Casa, vereador Francisco Holanda (PP) garantiu que nesta quarta-feira irá conversar com prefeito, pois situações como essa não podem ocorrer. “Não consigo entender essa posição do Lauriano, o conheço sei de sua conduta acredito que ele não deve ter lido este oficio”, falou Holanda.
O líder do prefeito é taxativo e garante que a casa não pode admitir que um vereador seja destratado. “Vamos apurar a verdade doa a quem doer, finalizou Holanda.

Jade Magalhães