segunda-feira, novembro 12, 2007

Câmara iniciou debate do orçamento municipal 2008

A Câmara Municipal de Maceió realizou na manhã desta segunda-feira (12) sessão pública para debater o orçamento municipal para o ano de 2008. A sessão contou com a participação do secretário Municipal de Planejamento Alírio Ismael e dos técnicos do planejamento responsável pela apresentação do projeto. O orçamento de 2008 previsto em R$ 1.062.289,579 de acordo com Alírio Ismael vai priorizar as áreas de saúde, educação e infra-estrutura.
A apresentação técnica do projeto, apesar do seu detalhamento, não atendeu a expectativa da comunidade, que chegou a solicitar dos técnicos do Planejamento uma apresentação mais detalhada, principalmente no que se refere às obras realizadas em cada bairro.
Durante o debate os vereadores de oposição se posicionaram contrário a alguns pontos do orçamento, o vereador João Mendes chegou a criticar o percentual de 25% remanejamento previsto para créditos suplementares. “Em 2005 o percentual para remanejamento era de 10% ainda acho um percentual alto. Para mim 5% seria um percentual aceitável”.
Já a vereadora Tereza Nelma fez críticas ao orçamento da Assistência Social e defendeu um aumento no percentual do mesmo. “Espero que através das emendas dessa Casa possamos aumentar esses recursos, para assim acelerar as ações sociais no Município, tirando definitivamente desse caos que a Secretaria se encontra”, falou.
O vereador Galba Novaes, 1º secretário do Poder Legislativo aproveitou a sessão para anunciar que reapresentará no início de 2008 o projeto de sua autoria que trata do Orçamento Impositivo, que foi rejeitado durante votação em 2007. “Acredito que esse Projeto será um grande passo para o desenvolvimento de Maceió, acabando definitivamente com os orçamentos fictícios. Por isso insisto na aprovação do mesmo”, falou.
O debate que durou cerca de 3horas contou com a participação de cerca 40 representantes de associação comunitárias, conselhos tutelares, prefeituras comunitárias e representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Guarda Municipal e da Fundação Municipal de Ação Cultural.
Na próxima segunda-feira (19) a Casa voltará a discutir o orçamento para 2008, a sessão que acontece às 9h, no plenário da Casa terá como foco além de um maior esclarecimento do projeto o recebimento de sugestões de emendas feitas por membros da comunidade.

Jade Magalhães