A Câmara Municipal de Maceió terá frente parlamentar de combate as drogas, o anúncio feito pela vereadora Fátima Santiago (PP) ocorreu durante sessão pública realizada nesta sexta-feira (14) cujo o tema foi “Quem se informa não de Droga” um iniciativa da vereadora em parceria com o Fórum Permanente de Combate as Drogas.
O debate que durou cerca de três horas reuniu várias autoridades ligadas ao tema onde foram apresentadas reivindicações para o fortalecimento de ações de combate e prevenção ao uso de droga em Maceió. De acordo com Fátima Santiago as reivindicações que são de competência do Executivo Municipal serão encaminhadas diretamente ao prefeito. “Levarei todas as reivindicações e pedirei pessoalmente a ajuda do nosso prefeito”, afirmou a vereadora acrescentando que no primeiro dia das atividades legislativas de 2008 entrará com o projeto para criação da Frente Parlamentar Municipal de Combate as Drogas.
Para a presidente do Conselho Municipal de Entorpecente, Maria Aparecida Silva de Menezes o debate foi bastante positivo para o fortalecimento dos movimentos. “Defendo a unificação dos movimentos, pois só assim conseguiremos resultados realmente satisfatórios”, declarou.
Para Maria Aparecida os movimentos sociais têm um papel muito importante na prevenção do uso de drogas e não no combate. “Quem combate as drogas é a polícia o nosso papel é orientar, acolher e prevenir. É importante destacar antes de ser usuário de drogas a pessoa é um cidadão. A droga é democrática está entre o pobre da favela e as classes sociais mais elevadas”.
O Fórum Permanente de Combate as Drogas foi criado a cerca de 6 meses e tem como objetivo reacender as discussão sobre as drogas e as conseqüência negativas da mesma para a sociedade. Através de palestras, debates e outras atividades o Fórum vem envolvendo jovens e adultos de várias classes sócias nessa luta.
Nesses seis messes de vida o Fórum já realizou inúmeras atividades entre elas, um amplo debate no colégio Marista com a participação de 750 pessoas, um caminhada contra as drogas realizada no CEPA, além de movimentar discussões em outros municípios a exemplo da cidade de Palmeira dos Índios.
Para a idealizadora e presidente do Fórum, Noélia Costa Amaral o movimento que conta com o apoio da OAB, do Tribunal de Justiça, do Conselho de Psicologia vem cada dia mais se fortalecendo. “Acredito que estamos dando cada dia mais um passo positivo nessa luta, já realizamos 4º discussões como essa e estamos preparando um grande movimento para o início do ano que vem, temos que combater essa situação urgentemente, hoje estamos entre os 11 estados que mais consomem drogas no Brasil, só uma campanha incisiva e permanente pode mudar essa realidade”, finalizou Noélia.
Jade Magalhães