quinta-feira, dezembro 14, 2006

Câmara homenageia amanhã o sanfoneiro Dominguinhos



O sanfoneiro Dominguinhos será homenageado amanhã (15) pela Câmara de Vereadores com o Título de Cidadão Honorário de Maceió. A homenagem será na sede da própria Câmara, no Centro, a partir das 16 horas.
Segundo o vereador Marcelo Malta (PCdoB), a idéia de propor a entrega do Título partiu do folclorista Ranilson França, que era fã do sanfoneiro pernambucano. O folclorista faleceu no último mês de agosto.
"O Ranilson me procurou no mês de junho propondo a homenagem à Dominguinhos. Ele era um grande admirador do sanfoneiro", lembra Malta. A admiração de Ranilson França por Dominguinhos foi além da simples coleção de discos e publicações na imprensa ligadas ao sanfoneiro.
O folclorista também chegou a escrever o livro "De Neném a Dominguinhos: Trajetória Discográfica", onde relata a carreira do artista. A iniciativa contou com o apoio de amigos como o crítico de cinema Elinaldo Barros, que assina o prefácio do livro.
"Ranilson era um estudioso sobre o Dominguinhos e conseguiu reunir o maior acervo de discos do cantor. Ao lançar o livro, o folclorista decidiu compartilhar com as outras pessoas tudo o que tinha de informação sobre o sanfoneiro", afirma o vereador. "Mais que reconhecer o trabalho do artista, a entrega do Título também é uma homenagem ao Ranilson", completa.
Apesar de nascido em Garanhuns, José Domingos de Morais (o nome verdadeiro de Dominguinhos) é filho de alagoanos nascidos na região de Palmeira dos Índios.


Assessoria do gabinete do vereador Marcelo Malta
Kelmenn Freitas