quinta-feira, setembro 27, 2007

Vereadores querem implementar políticas públicas para criança e adolescente no orçamento de 2008

“Lugar de criança é no orçamento”, com essa frase a vereadora Tereza Nelma iniciou seu discurso durante sessão pública que teve com tema, Criança e Adolescente no Orçamento é investimento. Realizada nesta quinta-feira na Câmara Municipal de Maceió. A sessão proposta pelos vereadores Thomaz Beltrão (PT) e Tereza Nelma (PSB) faz parte do cronograma de atividades do II Seminário de Discussão sobre o Orçamento para criança e o Adolescente – Oca que acontece nesta quinta e sexta-feira.
Durante o primeiro dia do seminário o economista e professor da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Cícero Péricles trouxe para a Casa um panorama geral da economia e do desenvolvimento de Alagoas. O economista falou do crescimento do Estado e mostrou que a grande alavanca para esse desenvolvimento, não é o turismo, a indústria e nem o comércio e sim são os recursos oriundos do governo federal, como o bolsa família e as transferências financeiras que mantêm e permite o crescimento do Estado. “Somos pobre e dependentes de recursos financeiros de Brasília”, afirmou Péricles.
Ao falar sobre a importância do seminário o vereador Thomaz Beltrão que junto com a vereadora Tereza Nelma coordena a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, ressaltou a importância de um debate amplo para conhecer a realidade das comunidades e principalmente para implantação de políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente. “Investir nas nossas crianças e adolescente é investir em uma sociedade mais justa e principalmente mais inclusiva”, destacou Thomaz.
Nesta sexta-feira (28) as atividades do seminário acontecerão durante todo o dia, obedecendo à seguinte programação:
9h – Palestra com Gildo Santana, um dos dirigentes do PT
10h – Palestra com Pedro Guido do Instituto Silvio Viana
11h – Trabalho em grupo – elaboração de propostas para o orçamento
14h – Mesa redonda
16h- Elaboração do relatório final.
O seminário, acontece no plenário da Câmara Municipal de Maceió e é aberto ao público em geral e contará com a participação de várias associações e instituições ligadas à criança e o adolescente.

Jade Magalhães