terça-feira, março 18, 2008

Câmara terá comissão para consolidação de leis municipais

A Câmara Municipal de Maceió deve instalar nesta quarta-feira (19) uma Comissão Especial para consolidar a legislação municipal e reformular a Lei Orgânica de Maceió, a afirmação é do presidente da Casa, vereador Arnaldo Fontan (DEM) que atendeu a reivindicação do vereador Thomaz Beltrão (PT), que defende a idéia como um dos passos para transparência e democratização do Poder Legislativo.
A Comissão será suprapartidária e deverá ser presidida pelo vereador José Márcio (PP). Em 2007 uma comissão presidida pelo vereador Marcelo Malta (PCdoB) concluiu o trabalho de reformulação do Regimento Interno da Casa, mas o novo Regimento só chegará às mãos dos vereadores na próxima semana, quando após uma análise aprofundada o novo Regimento será submetido à aprovação do colegiado.
Para Thomaz a Comissão terá um importante trabalho pela frente. “O nosso objetivo é consolidar em um único livro o Regime Interno da Casa, Lei Orgânica do Município e o Código de Ética”, falou o vereador.
De acordo com Fontan a Comissão contará com o apoio da Mesa Diretora para realização do trabalho. “A nossa Lei Orgânica está totalmente arcaica, muitos artigos já estão obsoletos devido a mudanças na Constituição Federal e Constituição Estadual, ambas que norteiam a nossa Lei Orgânica. Acredito que com a conclusão dos trabalhos desta Comissão finalmente teremos uma legislação enxuta e atualizada”, finalizou.


Pauta Antecipada

Agora vereadores de Maceió receberão a pauta para apreciação dos projetos no dia anterior, a determinação é do presidente da Casa vereador Arnaldo Fontan, que suspendeu todos os projetos que seriam apreciados nesta terça-feira, para que os mesmos fossem conhecidos anteriormente pelos demais vereadores.
Na pauta desta quarta-feira está previsto para apreciação os seguintes projetos, requerimentos e indicações:
Projeto de Lei n.º 156/07 – autoria vereador João Mendes – que institui o dia 20 de Agosto como o dia do marçom.
Projeto de Lei n.º 183/07 – autoria Tereza Nelma – considera de Utilidade Pública o Sindicato dos Oficiais Bombeiros.
Projeto de Lei n.º 04/08 – autoria do vereador Galba Novaes - considera de Utilidade Pública a Associação Beneficente dos Moradores do Bairro Santos Dumont.
Requerimento n.º 0545 – autoria do vereador Carlos Tenório – Reposição de refletores e lâmpadas no Conjunto Eustáquio Gomes.
Indicação n.º 0546 – autoria do vereador Carlos Tenório – Construção de lombadas no Conjunto Dubeaux Leão.
Indicação n.º 0547 – autoria do vereador Carlos Tenório – Contratação de empresas de segurança para garantir a integridade física dos estudantes da rede municipal de ensino.
Requerimento n.º 0404 – autoria do vereador João Luiz – Concede Título de Cidadão Honorário de Maceió a Antônio Marcos Neves (Marcos Catende).

Jade Magalhães