terça-feira, maio 08, 2007

Aterro Sanitário

Vereador Eduardo Holanda sai em defesa do litoral Norte

A possibilidade da instalação do aterro sanitário de Maceió na área da região norte da Cidade, é contestada pelo vereador Eduardo Holanda, durante a sessão desta terça-feira (8) na Câmara Municipal de Maceió. Em seu discurso o vereador ressaltou que a região é a principal área de crescimento urbano do município além de ser beneficiada com redução de ISS de 5% para 3% cujo objetivo é acelerar o incentivar o desenvolvimento da região.
“O próprio Código de Edificações estabelece a área norte da cidade, como área de expansão, onde será possível construção de edifícios de até 20 andares. Isso beneficia a região tanto no setor da construção civil como no turismo, mas ninguém quer ser vizinho de um aterro sanitário e nem de uma usina de lixo, por isso sou contra sua implantação de qualquer um dos projetos nessa localidade”, destacou Holanda.
Para o vereador a implantação do aterro sanitário na região Guaxuma representará um caos para região norte, assim como a construção da antiga Salgema foi para a região sul da cidade. “A implantação da Salgema foi um desgraça para região sul, hoje ninguém quer ser vizinho de uma verdadeira bomba, lá não se constrói nem barracas de taipas”, revelou.
Eduardo Holanda defendeu a implantação do aterro sanitário na parte alta da Cidade. “Mesmo que o custo do transporte do lixo seja mais caro, a melhor opção para implantação do aterro sanitário ou da usina de lixo é área da Cachoeira do Meirim ou da Usina Santa Clotilde, divisa com a cidade de Rio Largo”, destacou o vereador solicitando do prefeito Cícero Almeida que não autorize a construção do aterro em Guaxuma.
Apesar de ser membro da bancada do prefeito na Casa, Eduardo Holanda é taxativo em seu posicionamento, e destacou que o papel da bancada é também de orientar o prefeito em suas decisões. “Sou bancada, voto com o prefeito Cícero Almeida, mas estou aqui cumprindo meu papel de legislador, e não posso calar diante de um problema como esse. A implantação do aterro na região norte acaba totalmente com as chances de desenvolvimento da área”, finalizou Holanda.


Curtas

Passos de Tartaruga
O vereador Paulo Corintho (PDT) usou a tribuna da Câmara o voltou a criticar a administração do governador Teotônio Vilela. “Falta competência política do governador para combater a onda de violência em Alagoas, enquanto o governador anda em passos de tartaruga os bandidos agem em passos largos”, alfinetou o vereador.


Sessão Pública
A Câmara de Maceió debate na próxima quinta-feira (10), às 9 horas, durante sessão especial Os benefícios da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. A proposta de autoria do vereador Marcelo Malta (PCdoB), vice-presidente da Casa, foi aprovada por unanimidade e reunirá na Câmara representantes do Sebrae e várias entidades ligadas às micro e pequenas empresas em Alagoas.

Usina de Lixo
A Câmara Municipal de Maceió, aprovou nesta terça-feira o requerimento do vereador Galba Novaes (s/partido) solicitando a indicação de uma comissão de vereadores para que realize uma visita a cidade de Mucugê, interior da Bahia, cujo objetivo é conhecer usina de lixo e reciclagem do local, a qual é reconhecida internacionalmente pelo seu desempenho.
Muitos vereadores se mostraram interessados em conhecer o projeto, mas ainda não há definição dos membros da comissão, o anúncio deve ser oficializado pelo presidente da Casa, ainda esta semana e a viagem está prevista para acontecer entres os dias 14 e 16 de maio.


Jade Magalhães