quinta-feira, maio 24, 2007

Na Câmara Municipal

Théo Fortes define agenda de prestação de contas na Câmara


O secretário municipal de saúde da Maceió, Théo Fortes definiu agenda de prestação de contas da secretaria junto à Câmara Municipal de Maceió, que acontecerá nos meses de junho, setembro e dezembro. O anúncio aconteceu durante sessão pública realizada na manhã desta quinta-feira (24) na sede da Câmara. Na ocasião vereadores, representantes da saúde municipal, estadual, entidades ligadas à área de saúde e a sociedade debateram os problemas que envolvem a saúde pública do município, com ênfase no atendimento materno-infantil.
A sessão proposta pelo vereador Marcelo Malta (PCdoB) teve como objetivo avaliar a real situação da saúde pública de Maceió, como também tirar sugestões para avançar e melhorar a qualidade do serviço de saúde.
Durante o debate pontos importantes foram debatidos, entre eles o alto índice de bebês mortos na maternidade Santa Mônica e no Hospital Universitário. Outro tema que também foi bastante debatido foi o valor da renda percapta repassado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a Alagoas, um dos mais baixos do país R$ 85,78, enquanto em Sergipe esse valor é de R$ 101,36.
Ao falar sobre a importância do debate Marcelo Malta, destacou a o cumprimento do decreto 1651, que determina que os gestores da saúde pública prestem contas trimestralmente de suas ações, na Câmara Municipal de Maceió. “Acredito que o compromisso firmado pelo secretário Théo Fortes em já agendar essas prestações de conta é um grande avanço para sociedade, pois dessa forma, vereadores e a sociedade podem acompanhar de perto o andamento da saúde municipal”, ressaltou.
Durante seu pronunciamento o secretário Théo Fortes ressaltou o compromisso da a Prefeitura Municipal de Maceió em implantar ações para melhorar o serviço de saúde no Município, e revelou que a secretaria de saúde municipal comprou quatro respiradores, dois para a Maternidade Santa Mônica e 2 para o Hospital Universitário, com o objetivo de minimizar os problemas materno-infantil dessas instituições, principalmente no que se refere os números de óbitos.
“Nós estamos fazendo o nossa papel, adquirimos equipamento e estamos remanejando de gestantes que não são de riscos para outros hospitais, para garantir os leitos para as gestantes de alto risco na maternidade Santa Mônica e no Hospital Universitário”, explicou o secretário relembrando que o problema da saúde perdura há mais de 17 anos e que não é de uma hora para outra que será sanado.
Théo Fortes ressaltou ainda que atualmente existe em Maceió, uma carência de leitos, tanto no setor privado quando no setor público. Para o secretário além da ampliação dos leitos Maceió precisa de investimentos nas ações básicas de saúde, e para isso ele pede a união de todos para avançar efetivamente no que se refere à saúde pública. “Não estamos procurando culpados para a situação que a saúde se encontra hoje, estamos sim pedindo a união de todos para em um verdadeiro mutirão lutarmos para que a saúde de Alagoas tenha um financiamento melhor”, destacou.
Moção de Apoio
A vereadora Tereza Nelma (PSB) usou a tribuna para solicitar que a Casa, envie aos representantes políticos de Alagoas em Brasília uma moção solicitando o apoio no que se refere a captar recursos para o Estado. “Acredito que com o apoio dessa Casa, dos nossos representantes em Brasília, do prefeito e do governador poderemos garantir importantes avanços na área da saúde pública”, destacou a vereadora.
CEI
O vereador Thomaz Beltrão (PT) aproveitou o debate para reativar a proposta da criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar as ações de saúde no município. A CEI que já chegou a contar com seis assinaturas para sua efetivação deve voltar a ser ponto de discussão na Casa, e conta agora com mais um a assinatura, a do vereador Marcelo Malta para sua criação. Segundo Thomaz se todos os vereadores que prescreveram o requerimento continuarem apoiando a iniciativa na próxima semana o assunto entrará em pauta.

Jade Magalhães