quinta-feira, maio 17, 2007

Resumo do Dia

Canuto cobra unidade entre prefeito e bancada de sustentação

O Decreto n. 6.739 do prefeito Cícero Almeida (PP) que desapropria a área do futuro aterro sanitário de Maceió, no bairro de Guaxuma desagradou vários vereadores, entre eles o governista Eduardo Canuto, que apesar de ser da bancada de sustentação fez duras cobranças ao chefe do Executivo. “Vejo esse decreto como um ato unilateral do prefeito. Está Casa vem a mais de 15 dias debatendo sobre a área para implantação do projeto e sem nenhum contato com sua bancada o prefeito não nos deu a chance de apresentar novas indicações”, revelou.
O vereador chegou a questionar em plenário a legitimidade do Poder Legislativo e relembrou que também de forma unilateral o prefeito levou moradores e imprensa para conhecer o projeto do aterro sanitário e esqueceu de convidar os vereadores. “O que adianta discutirmos a mais de 20 dias o problema para implantação do aterro sanitário se no final, nós não podemos mudar nada”, questionou.
Para o vereador o problema não é aterro sanitário e se a falta de unidade e entrosamento entre a bancada do governo e o Executivo. “Eu quero de coração que sejamos ouvidos, pois hoje fico sabendo dos fatos através da imprensa. Acho que o prefeito deveria ter um contato com sua bancada apresentar seus projetos, assim teríamos condições de questionar como também de compreender determinados atos”, destacou Canuto.
O vereador Paulo Corintho (PDT), mais novo membro da bancada do prefeito usou a tribuna para anunciar oficialmente sua ida para a bancada governista. Paulo ressaltou que como bancada terá maiores chances de debater com o prefeito os interesses da população, assim como a problemática da implantação do aterro sanitário. “Nós temos que ser a caixa de ressonância do povo de Maceió. O PDT hoje apóia a administração Cícero Almeida, mas continuarei na minha postura de independência votando os projetos de interesse da população”, destacou.
As declarações de Corintho foram questionadas pelo vereador João Luiz (PTB) que indagou o vereador se como bancada ele vai votar contra o prefeito.”Vereador o senhor está me dizendo que mantém uma postura de independência isso significa que poderás votar contra projetos do Executivo”, questionou.
As perguntas de João Luiz não agradaram o vereador Paulo Corintho, que não voltou atrás e permaneceu alegando sua postura de independência. “sou bancada e não lagartixa”, finalizou Corintho..


Téo volta ser alvo de críticas na Câmara


Em tom de crítica o vereador George Sanguinetti (PTB) voltou a atacar o governo Téo Vilela e destacou o clima de insegurança pública que se instalou no Estado. “Temos que parabenizar o governador pelo sucesso que está dando em governar na área de segurança pública. Vivemos hoje em um clima de completa insegurança e o secretário de Defesa Social vai a imprensa para afirmar que tudo é um mar de rosa”, criticou.
O vereador aproveitou ainda para alfinetar o secretário de defesa Social, Sá Rocha que segundo ele tem mais perfil para secretário de turismo de que para garantir a segurança do Estado.
“É uma vergonha o secretário viaja e leva as custa do estado mais 6 homens, contingente maior que muitas delegacias do interior. Temos um contingente insuficiente e o coronel ainda retira bons profissionais de suas funções para acompanhá-lo em suas viagens”.

Fontan diz que implantação de Usina de Lixo acaba impasse na área de Guaxuma


O impasse sobre a área na qual vai ser o aterro sanitário de Maceió, continua tanto no Poder Executivo quando no Legislativo Municipal. Para o presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Arnaldo Fontan (DEM) a única saída para acabar esse problema e a implantação de uma usina de lixo, que pode ser instalada em qualquer local sem trazer danos à comunidade.
“Essa é uma novela que já dura mais de 20 anos, se arrasta desde a época que Fernando Collor era prefeito”, destacou Fontan destacando a necessidade de uma definição para o problema.
Para Fontan a Casa não pode ficar omissa diante deste impasse, pois segundo ele o problema do lixão é grave e precisa de uma definição urgente. “Temos empresas que querem explorar o lixo de Maceió. É preciso ter a consciência que lixo pode gerar renda para o Município. Lixo é dinheiro e saúde pública”, destacou.
Ao falar da região de Guaxuma para implantação do aterro sanitário o vereador se mostra contrário e revela que a maioria das bacias hidrográficas da região norte de Maceió encontram-se justamente na região entre Jcarecica e Ipioca e poderão ser prejudicadas.
Durante seu pronunciamento Fontan, pediu a união de todas para implantação da usina de lixo. “temos que sair em defesa do povo e do futuro de Maceió. Vamos todos juntos defender a implantação da Usina, que poderá ser instalada sem problemas na região de Guaxuma e contribuir para solucionar de vez com o problema do lixo de Maceió”, Finalizou o vereador.


CURTAS


De criticas para elogios
O vereador João Luiz (PTB) que vem fazendo duras críticas ao governo Cícero Almeida (PP) mudou o tom de seu pronunciamento nesta quarta-feira (16) na Câmara Municipal e solicitou o enviou de uma comunicação oficial da Casa parabenizando o chefe do executivo pela a indicação de Téo Fortes para secretaria Municipal de Saúde.


Desculpas

O vereador Paulo Corintho (PDT) maior opositor do governo Téo na Câmara Municipal, voltou a utilizar a tribuna para pedir desculpas à população pelo erro que cometeu ao votar e fazer campanha para o atual governador. “Hoje o que vemos é um governo sem competência e sem nenhuma condição de trabalhar”, destacou.

Cidadão nota 10

A vereadora Tereza Neléa (PSB) usou a tribuna para cobrar do governo Estadual uma postura correta e igualitária para as instituições que participaram do projeto Cidadão nota 10, suspenso no atual governo, como também cobrou a continuidade do projeto.
Segundo a vereadora é uma absurdo a forma como o governo está fazendo para pagar os débitos do estado com as instituições. “Eles vão dividir o pagamento das dívidas em 12 meses, e o pior muitas instituições não irão receber e nós não sabemos qual são os critérios”, questionou.


Sessão Especial

A Câmara Municipal de Maceió, realiza na próxima sexta-feira (18) às 9h30 uma sessão especial sobre o dia de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A sessão proposta pela vereadora Tereza Nelma e aprovada por unanimidade da Casa, marca ainda o lançamento do selo do correio, em homenagem à data.

Comenda Amiga da Criança

A vereadora Fátima Santiago protocolou na tarde desta quarta-feira (16) o projeto de resolução que institui na Câmara Municipal de Maceió, a Comenda Amiga da Criança. A comenda tem como objetivo a valorização e o reconhecimentos de personalidades, instituições filantrópicas e instituições pública e privadas que atuam na defesa dos direitos da criança e do Adolescente.
A entrega da Comenda acontecerá anualmente durante as comemorações da semana da criança no mês de outubro. Este ano será agraciado com a Comenda Amiga da Crinças as jornalistas Amiga da Criança Lenilda Luna, Victória Alcantara, Cristina Limeira e Elenilda Oliveira.
Ao falar da criação da Comenda Santiago revela que a iniciativa é resultado de um painel de debates "Infância e Responsabilidade Social" organizado pela 1ª turma de pós-graduação em Comunicação Empresarial do Cesmac que acontecerá no próximo sábado dia (19).
"Ao receber o convite para prestigiar o evento logo percebi a necessidade de um reconhecimento em nível municipal para todos aqueles que cuidam do verdadeiro futuro do nosso país, as crianças", finalizou Fátima Santiago.


Jade Magalhães