quarta-feira, maio 23, 2007

Em debate na Câmara

Aterro Sanitário volta ser tema de debate na Câmara

O impasse para a escolha da área de implantação do aterro sanitário de Maceió, será discutido durante audiência pública na tarde desta quarta-feira (23) na Câmara Municipal de Maceió, a sessão proposta pelo vereador Galba Novaes (s/partido) terá início logo após a sessão ordinária às 16h, e tem como objetivo debater junto à sociedade, representantes do setor de engenharia e construção civil, hotelaria e turismo a melhor área para implantação do aterro sanitário.
Segundo o autor da proposta o principal motivo que levou a Câmara realiza esta discussão é a indicação por parte do Executivo Municipal para implantação do aterro na área de Guaxuma, o que vem desagradando à população e principalmente o setor da construção civil e do turismo que acreditam nesta área como um grande potencial de crescimento urbano e turístico.
Apesar da decisão da localidade para implantação do aterro sanitário ser um ato exclusivo do prefeito, como afirma alguns vereadores de bancada a indicação da área de Guaxuma é reprovada pela maioria dos vereadores.
Para Galba a sessão pública tem a intenção de realizar um debate amplo para que o Poder Executivo possa fazer a escolha certa, que mais tarde não venha prejudicar o Município. “Vamos debater o assunto e ouvir a opinião dos técnicos e das autoridades constituídas. Depois do tema questionado e das dúvidas esclarecidas, aí sim, teremos respaldo para fazer a escolha correta”, explicou Novaes.
Durante o debate a Câmara vai contar com presença de representantes da Slum; do Grupo de Estudos de Resíduos Sólidos e Recuperação de Áreas Degradadas; Ministério Público; ONG Eco Engenho, Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio-Ambiente; OAB-AL; Ademi, associações e moradores da região norte da cidade da dentre outras representações.

Curtas

Aumento salarial

A Mensagem n.º 19 do Executivo Municipal que propõe o reajuste nos vencimentos dos servidores efetivos e estatutário do município de Maceió, chegou a câmara na tarde desta terça-feira (22) e tramita em Regime de urgência urgentíssima.
Segundo o presidente da Cãmara vereador Arnaldo Fontan (DEM) os servidores podem ficar tranquilo, pois a Casa terá maior brevidade na aprovação do projeto. “Acredito que ainda esta semana o projeto seja aprovado”, ressaltou o vereador.
O aumento dos servidores de acordo com o projeto do prefeito é de 5%, a ser implantado em duas parcelas, sendo 3% a partir de 1º de março e a segunda de 2% a ser implnatado no mês de setembro.

Revogação
A Câmara Municipal de Maceió, aprovou por unanimidade na tarde desta terça-feira o requerimento da vereadora Tereza Nelma (PSB), que solicita do prefeito Cícero Almeida a revogação do decreto de sua autoria onde restringe o uso da gratuidade nos transporte coletivo para estudantes e para pessoas com deficiência.
Também foi aprovado uma sessão pública cujo tema é o passe estudantil e a gratuidade para pessoas com deficiência, o debate proposto pela vereadora Tereza Nelma ainda não tem data definida, mas já conta com a aprovação da casa.

Bingos

O vereador João Luiz usou a tribuna para deixar um questionamento para os colegas vereadores. “Gostaria de entender por que os bingos de todo o país foram fechadas, após tantos escândalos e em Alagoas eles continuam funcionando normalmente. O que temos de diferente”, indagou o vereador.
Jade Magalhães