terça-feira, março 20, 2007

Câmara cria Frente Parlamentar Municipal de combate à violência

Por unanimidade dos votos a Câmara Municipal de Maceió aprovou, durante a sessão desta terça-feira (20) o Projeto de Resolução n.º 02/07 que cria Frente Parlamentar Municipal de combate a Violência. O Projeto de autoria do vereador Robson Calheiros (PMDB), contou com a assinatura de 19 dos 21 vereadores e tem com principal objetivo ampliar no âmbito municipal os debates e as ações no combate à violência.
Segundo Robson Calheiros a Frente Parlamentar vai servir também, como aliada para unir forças entre os representantes políticos na esfera municipal, estadual e federal, principalmente para captar recursos orçamentários para segurança pública no Estado e em especial em Maceió.
O justificar a importância da frente no combate a violência Robson Calheiros usou dados Ministério da Saúde e da Organização dos Estados Ibero-americanos para educação, a ciência e a cultura (OEI) que traz Maceió como a terceira capital mais violenta, em se tratando de homicídios, do país. “Não se faz segurança sem recursos assegurados no Orçamento”, destacou Calheiros.
Esse dado segundo o vereador é bastante preocupante, tendo em vista que Maceió tem um grande potencial turístico, que pode ser afetado diretamente com o avanço da violência.
Com um discurso otimista Robson Calheiros acredita que essa realidade possa ser revertida, citando o importante papel que o GGI e que a Frente Parlamentar , vão desempenhar no combate a violência de Alagoas. “O Governo Estadual deu o primeiro passo no combate a violência ao implantar o GGI, e esta Casa também hoje dá o seu primeiro passo, ao aprovar a criação desta Frente Parlamentar”, destacou Calheiros .
A Frente Parlamentar tem caráter suprapartidário e é presidida pelo autor do projeto Robson Calheiros. Com base no Projeto de Resolução a Frente vai atuar na organização de seminários, debates, pesquisas, audiências públicas e destinação de recursos orçamentários para programas de combate a violência, assim como também vai estimular a formação de convênios entre a União, o estado e o município para implantação de ações efetivas na segurança pública e no combate à violência.

Jade Magalhães