terça-feira, março 13, 2007

Câmara vai criar comenda Gerônimo Ciqueira

O exemplo de perseverança, dinamismo e dedicação em defesa dos direitos da pessoa com deficiência, do ex-vereador e deputado federal Gerônimo Ciqueira vai ficar na história da Câmara Municipal de Maceió. Através da proposta de criação da Comenda Gerônimo Ciqueira, apresentada pela vereadora Tereza Nelma (PSB) que já conta com aprovação unânime dos vereadores.
A Comenda Gerônimo Ciqueira será entrega durante solenidade da semana de Defesa das Pessoas com deficiência, que de acordo com Regimento Interno da Casa, acontece anualmente no mês de setembro. Segundo a vereadora este ano a solenidade deve ocorrer no dia 21 de setembro, dia nacional da luta da pessoa com deficiência.
A morte prematura de Gerônimo comoveu os ex-colegas de Câmara, o vereador Francisco Holanda usou a tribuna para destacar o exemplo de vida, o exemplo de amigo e político que Gerônimo deixou para todos. “Gerônimo como sempre brinquei era o herói do sertão e agora estava sendo o herói do Centro-oeste, ele superou todas as dificuldades e hoje nos deixa o exemplo de bom amigo, bom político e acima de tudo de um ser humano de um coração maravilhoso”, ressaltou o vereador.
Emocionado o vereador Paulo Corintho (PDT) ressaltou o trabalho de Gerônimo a frente da Associação de Deficientes Físicos de Alagoas - Adefal e o seu compromisso político com a pessoa com deficiência. “Gerônimo era um grande amigo, um político brilhante e acima de tudo um lutador”, destacou o vereador .
Ao falar do grande homem que Gerônimo representou para Alagoas, o vereador Marcelo Malta (PCdoB) relembrou o tempo em que conviveu com o vereador na Casa de Mário Guimarães. “A tarde de hoje não pode ser marcada apenas por homenagem ao Gerônimo, mas também por uma homenagem a luta de gerônimo, a luta que deve continuar”.
Malta aproveitou o momento para ressaltar o companheirismo e a dedicação de Eudócia Ciqueira, esposa de Gerônimo.“Sempre ouvimos falar em cara metade, mas Eudócia não era apenas a cara metade do Gerônimo, era também o corpo metade”, enfatizou.
O reconhecimento da dedicação e o companheirismo de Eudócia levou a Câmara Municipal, através de um requerimento do vereador Galba Novaes, aprovado por unanimidade, encaminhar ao Congresso nacional cópia da Lei n.º 2.654 de dezembro de 1979, que em seu artigo 2º assegura a pensão aos dependentes de vereadores que vierem a falecer no exercício de sua atividade.
Essa iniciativa se deu por que mesmo Gerônimo exercendo o cargo de deputado federal ao falecer, o Congresso não assegura à sua esposa a pensão. O que segundo o vereador poderá ser revisto pelo plenário federal. “Esse nossa iniciativa é para tentar sensibilizar a Câmara Federal, pois é indemissível que as esposas de parlamentares ao falecer não tenham garantido a pensão”, explicou Novaes.
Ao finalizar os discursos de homenagem ao Gerônimo o vereador Francisco Holanda convidou a todos os presentes para comparecerem a missa de sétimo dia, que acontecerá no próximo sábado às 9h na Igreja dos Capuchinhos no bairro do farol.

Jade Magalhães