quarta-feira, abril 18, 2007

Projeto que regulamento passeios de jangadas em Maceió conta com apoio da oposição na Câmara

O Projeto do Executivo Municipal n.º 126/2006 que disciplina a prestação de serviços de passeios de jangadas e jagandas bar na piscina natural da pajuçara, retirado de pauta na sessão da última terça-feira na Câmara Municipal de Maceió já conta com o apoio da maioria da bancada de oposição na Casa.
Durante um encontro rápido com alguns vereadores a secretaria Municipal de Turismo Cláudia Pessoa esclareceu vários questionamentos e conquistou o apoio e a simpatia dos vereadores presentes à sessão nesta quarta-feira, principalmente dos vereadores da bancada de oposição para a importância do projeto.
O líder da bancada de oposição vereador Thomaz Beltrão (PT) ressaltou que o projeto tem um grande alcance social, além de disciplinar o serviço que até então não se tem um controle efetivo. “A secretária nos esclareceu pontos importantes, desde constitucionalidade do projeto até seu alcance social”, destacou o vereador.
Já a vereadora Tereza Nelma (PSB) destacou a importância do papel da oposição na Câmara, ressaltante porém que a Casa tem uma oposição responsável, por isso mesmo o projeto sendo de interesse do executivo contará com seu apoio. “Este projeto vem garantir um melhoria dos serviços oferecidos pelo Município, além do que disciplina os passeios, desde o número das embarcações até o fluxo de visitante, o que não pode ultrapassar 500 pessoas”, explicou Tereza Nelma.
As explicações da secretária no que retrata importância do projeto para o município, convenceu até um dos maiores opositores do governo Municipal, o vereador João Mendes que aproveitou o momento para destacar que não faz oposição raivosa nem irracional e sim uma oposição voltada para a defesa dos interesses da população,
“Sou favorável ao projeto por que reconheço sua importância para Maceió. A secretária esclareceu todos meus questionamentos, e o mais importante garantiu a permanência das pessoas que já fazem este passeio. Não vejo mais motivo para votar contrário ao projeto”, esclareceu o vereador.
A ida da secretária à Câmara para prestar esclarecimentos foi iniciativa do líder do prefeito na Casa, vereador Francisco Holanda (PP) que em seu discurso mais uma vez reafirmou seu compromisso em responder todos os questionamentos dos vereadores e ressaltou principalmente o seu respeito pelos colegas de oposição.
Francisco Holanda afirmou ainda, que devido o número reduzido de vereadores durante a sessão desta quarta-feira, a secretária de Turismo retornará a Casa, na próxima terça-feira (24) para prestar maiores esclarecimentos, neste dia também segundo o vereador o projeto deverá entrar em pauta para votação em primeira e segunda discussão.
Estiveram presentes a sessão na tarde desta quarta-feira 8 dos 21 vereadores foram eles; Francisco Holanda, Diogo Gaia, George Sanguinetti, Tereza Nelma, Thomaz Beltrão, Marcos Alves, José Márcio, João Mendes e Fátima Santiago.

Sessão Pública
A Câmara Municipal realiza Amanhã às 9h uma sessão pública para debater a questão da proteção animal na Capital. A sessão proposta pelo vereador Marcelo Malta (PCdoB) contará com a participação de representantes do Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (Neafa) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Na pauta temas importantes serão abordados como a eutanásia de animais e a esterilização de felinos e caninos recolhidos das ruas de Maceió. Segundo Marcelo Malta a audiência pública servirá ainda de base para a criação de um projeto de lei específico para a questão da proteção animal.
O vereador acrescenta, ainda, que poderá propor a criação de um Código Municipal de Proteção Animal, similar ao de cidades como Porto Alegre (RS), Blumenau (SC), Bauru (SP) e Bebedouro (SP). O Código inibe a prática de maus-tratos contra animais.


Jade Magalhães