quarta-feira, abril 11, 2007

Vereador denuncia irregularidades no processo de coleta de lixo em Maceió

A denúncia feita pelo vereador João Mendes (PR) de irregularidades no processo de coleta de lixo em Maceió, movimentou o final da sessão de ontem na Câmara Municipal de Maceió. Inscrito no expediente final o vereador afirmou ter informações de fontes internas que as empresas que fazem coleta de lixo estão utilizando areia e palha para dar volume ao lixo coletado e o mais grave, os caminhões segundo o vereador passam várias vezes por a balança antes de descarregarem, ou seja o mesmo lixo é computado várias vezes gerando custos irreais para o Município.
“Trago esta denúncia, por que tenho certeza do que estou falando, minha intenção inicial era só trazer a público este assunto depois de um flagrante no esquema, mas estou aqui para alertar o prefeito, caso a situação continue então vou as vias de fato para acabar com esse esquema. Estou aqui mais uma vez cumprindo o meu papel de vereador e fiscalizando as ações do Executivo”, revelou João Mendes.
A denúncia do vereador preocupou os demais colegas na Casa, o vereador Galba Novaes (s/partido) alertou o colega para a gravidade da denúncia. “se o senhor traz esse assunto nesta Casa é por que tem como provar,. Precisamos tomar providências urgentes”, diz Novaes.
Já o líder do prefeito na Câmara, vereador Francisco Holanda (PP) saiu em defesa do chefe do executivo, alegando que o mesmo não tem conhecimento dessas irregularidades apontadas por João Mendes. “O prefeito de Maceió não admite erros em sua administração, e com certeza quem estiver errando ele não vai medir esforços para punir. Eu me comprometo em trazer uma resposta do Executivo sobre esta denúncia”, falou Holanda.
Força Tarefa
Mesmo depois do pronunciamento do líder do prefeito o vereador Thomaz Beltrão (PT) defendeu a criação de uma força tarefa para fiscalizar o processo de coleta de lixo em Maceió.
“Se existe a suspeita que o Município está sendo lesado, esta Casa tem o dever de investigar. Defendo a criação de uma força tarefa para que nós vereadores, sem dia nem hora marcada, façamos uma inspeção no local. Se preciso for ficaremos um dia inteiro para avaliar os dados coletados com os de dias anteriores”.
A idéia da força tarefa já conta com o apoio do vereador João Mendes, que ressaltou a iniciativa do colega de oposição. “Acho que essa denúncia vai minimizar o problema, mas temos que investigar, pois pelo volume do dinheiro que é pago pela tonelada do lixo o município está tendo um grande prejuízo”, finalizou Mendes reforçando a contribuição importante da oposição com denúncias como essa.

Jade Magalhães