terça-feira, abril 17, 2007

Secretário desmente denúncia de cobrança irregular em mercados públicos de Maceió

Antes mesmo do início da sessão na Câmara Municipal de Maceió nesta terça-feira (17) a movimentação na Casa de Mário Guimarães já sinaliza um dia de grandes debates. A visita do secretário Municipal de Indústria, Comércio e Agricultura Carlos Ronalsa (PP) abriu os temas abordados na Casa.
Carlos Ronalsa se reuniu antes da sessão ordinária com vereadores aliados do prefeito, na sala anexo ao plenário Galba Novaes de Castro, na pauta o objetivo era esclarecer as denúncias feitas pelo vereador João Mendes (PR) durante a sessão da última quinta-feira, onde o mesmo denunciou a cobrança indevida de tarifas nos mercados públicos de Maceió.
João Mendes ao fazer a denúncia na Casa apresentou tickets da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Agricultura - Semica, que segundo ele foram cobrados indevidamente nos dias 11 e 12 de abril. Para acabar com qualquer questionamento Carlos Ronalsa levou a Câmara os canhotos dos tickets os quais a data do recebimento é 11 e 12 de janeiro e não abril, como denunciado pelo vereador João Mendes, como também levou os comprovantes do depósito da arrecadação desses tickets com data de 19 de janeiro, para esclarecer qualquer dúvida dos vereadores.
“Desde que o Município foi notificado , em 27 de março para suspender a cobrança ele foi suspensa. Vamos recorrer da sentença e buscar mecanismos legais para essa cobrança, mas enquanto a justiça não nos der um parecer favorável à cobrança permanece suspensa”, explicou Ronalsa.
O secretário aproveitou o momento para falar dos avanços que o mercado da produção vem passando, como a recuperação de banheiros, implantação de uma área destinada para 64 marisqueiras, a criação e uma escola de informática, que atende os comerciantes do mercado e familiares a custo zero, e a reativação do posto de primeiros socorros, que chega atender de 20 a 30 pessoas por dia.
O vereador João Mendes usou a tribuna para ressaltar a iniciativa do secretário Ronalsa ao comparecer a Casa para esclarecer os questionamentos de forma clara e transparente. “Agradeço atenção do secretário em prestar os devidos esclarecimentos. Hoje temos a certeza que não há mais nenhum tipo de cobrança indevida”, destacou Mendes.
Já o líder do prefeito na Casa, vereador Francisco Holanda reafirmou o compromisso do governo Municipal em esclarecer qualquer questionamento do Poder Legislativo. “Nenhum questionamento dos colegas vereadores vai ficar sem resposta. Esse é um compromisso não apenas do líder do prefeito mas, também do próprio prefeito”, ressaltou Holanda.


Jade Magalhães